Connect with us

Resenhas de Livros

Norte e Sul – Elizabeth Gaskell | Resenha

Publicado

em

“Norte e Sul” conta a história de Margareth Hale, uma típica jovem da aristocracia do Sul da Inglaterra que se muda para o Norte industrial e que, ao chegar na pequena mas próspera Milton, é obrigada a conviver com várias facetas desse novo mundo que se constrói bem longe dos vilarejos alegres e jantares londrinos à qual está acostumada.

Como se pode perceber, eu não fiz nenhuma menção ao ser par romântico, o Sr. Thornthon, pois, ao contrário do que é vendido na própria sinopse do livro, esse não é um romance à a Jane Austen e muito menos a narrativa de como duas pessoas completamente diferentes se apaixonam. Por muito, tentei fugir à comparação entre esse e ‘Orgulho e Preconceito’ mas faz-se necessário tal menção constante visto a quantidade de vezes que ambos são colocados no mesmo patamar.

Enquanto Elizabeth Bennet e Sr. Darcy são sujeitos de mesma natureza que se repelem à princípio, não por suas diferenças mas por suas similaridades e são incapazes de reconhecer isso um no outro, Margareth e Thornton são, de fato, criaturas que, se não antagônicas, de certo com conceitos e experiências de vida tão distintas um do outro que se torna incapaz qualquer tipo de relação amigável entre eles até que ambos aceitem determinadas realidades que lhe são irreconhecíveis – em especial da Srta Hale que, ao início da narrativa é, de fato, uma moça preconceituosa.

E, o que torna quase irritante essa comparação constante com o clássico de Austen (que é maravilhoso mesmo, merece ser lido, relido e analisado mas não é parecido com o da Gaskell – igualmente maravilhoso mas com identidade própria) é o fato que a narrativa de Norte e Sul não foca em seu casal protagonista mas nas experiências que levam Margareth a superar suas ideias distorcidas sobre o universo fabril e as pessoas quem vivem e trabalham no setor – do operário ao patrão.

O livro – originalmente publicado em folhetim (as marcas do gênero são facilmente reconhecíveis aos fins dos capítulos) – de fato usa os olhos ‘crus’ de Margareth para explorar as delicadezas e mazelas de toda uma parcela da sociedade que era excluída do cenário intelectual da época (não que isso tenha mudado significantemente de lá pra cá). Relação patrão-empregado, greve, direitos trabalhistas, dignidade humana, pobreza e classes sociais são temas diretamente confrontados pela personagem que se vê em meio à conflitos pessoais gerados pelo choque com uma estrutura social completamente diferente da sua até então.

O romance é habilmente desenvolvido pela autora a partir das mudanças de perspectiva e pensamento da moça: quanto mais ela entendia aquele ‘novo’ mundo, mais as características que antes lhe pareciam defeitos no industrial se transformam em qualidades e o mesmo vai se tornando gradualmente mais atraente à ela.

No mais, pouco se tem a acrescentar que provavelmente não foi dito sobre esta obra: fruto da literatura inglesa, de autora feminina que preconiza o protagonismo das mulheres no mundo e absolutamente atual e encantador – como se espera de qualquer livro que recebe a alcunha de ‘clássico’. Precisa mesmo encerrar esse texto recomendando sua leitura?

Titulo: Norte e Sul
Autora: Elizabeth Gaskell
Editora: Martin Claret
Gêneros: Literatura e Ficção
Edição: 1ª (1 de junho de 2015);
Número de páginas: 746 páginas
ISBN: 978-8544000335
Ano: 2007

Resenha escrita por Ludmilla Fadel (@ludmilla_fadel)

Agradecemos pela sua visita! Se gostou desta notícia, compartilhe com alguém que goste e nos ajude a chegar em mais pessoas. Acompanhe mais conteúdos exclusivos da Poltrona Vip no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Últimas Notícias

Teatro5 horas atrás

Cirque du Soleil chega ao Rio de Janeiro com o espetáculo Bazzar

Após temporada de sucesso em São Paulo, o Cirque du Soleil desembarca no Rio de Janeiro com o espetáculo Bazzar...

Letras5 horas atrás

Letra e Tradução: “The News” – Paramore

Letra: War, a war, a war on the far sideOn the other side of the planetAnd I’ve got war, a...

Notícias6 horas atrás

Paramore lança single “The News” com videoclipe superproduzido; assista!

Paramore lançou nesta quinta-feira (08) o single “The News”, a segunda faixa do futuro disco “This Is Why”. A música...

CCXP1 dia atrás

Universal Music Brasil marca estreia na CCXP22 com muita música e surpresas para o público; confira!

A Universal Music Brasil fez a tão aguardada estreia na CCXP e aqueceu o coração dos fãs com um estande...

The Town1 dia atrás

Iza dá voz a música-tema do The Town; assista ao clipe!

O hino do festival conta com a participação do baterista da banda Sepultura, Eloy Casagrande, e da orquestra comandada pelo...

Séries1 dia atrás

HBO Max inicia as gravações de “Da Ponte Pra Lá”, nova série nacional da plataforma; saiba mais!

A HBO Max anunciou nesta quarta-feira (07) o início das gravações de “Da Ponte Pra Lá”, nova série nacional em parceria com a...

Música2 dias atrás

Sandy recebe grandes nomes da música brasileira para a gravação do seu novo DVD

Cantora revisitou os grandes sucessos da carreira em um show repleto de convidados especiais

CCXP3 dias atrás

Paris Filmes e Lionsgate fazem história na CCXP22 com Keanu Reeves em painel especial sobre “John Wick 4: Baba Yaga”

A Paris Filmes conquistou um marco na história da CCXP22. A distribuidora foi responsável pela vinda do ator Keanu Reeves,...

CCXP3 dias atrás

Prime Video divulga cenas inéditas dos quatro filmes de “Um Ano Inesquecível” na CCXP22

O Prime Video reuniu no último domingo (04) a equipe envolvida na produção da primeira franquia de filmes Original Amazon...

CCXP3 dias atrás

CCXP22 encerra edição épica com novidades de grandes players do mercado

Centenas de milhares de pessoas viveram o épico durante os quatro dias de CCXP22. Na despedida com o público, neste...