Connect with us

Resenhas de Livros

O Império Final – Mistborn/Nascidos da Brumas #1 | Resenha

Publicado

em

101″O Império Final” é o primeiro livro da trilogia Mistbor/Nascidos da Bruma do autor Brandon Sanderson, conhecido pelo épico “Elantris”. O gênero fantástico é predominante na narrativa que também flerta com o drama histórica e a distopia política.

A premissa é simples: num mundo governado por um cruel ditador, o Senhor Soberano, a população é dividida em castas e altamente explorada. Um grupo de foras da lei se une á causa rebelde para desestabilizar a capital do Império, Luthadel e dar o poder aos skaas (a casta mais inferior).

A parte fantástica vem da alomancia – uma magia baseada na ‘queima’ de metais. São ao todo 10, separados em duplas que dão ao alomântico, habilidades específicas: desde força física bruta até a manipulação das emoções de terceiros. O Nascido das Brumas é aquele capaz de ‘queimar’ todos os elementos e por isso, extremamente poderoso.

A criação do universo distópico fantasioso do Império Final não se diferencia muito das demais fantasias encontradas no mercado literário, o que torna esse livro especial são seus personagens e sua narrativa complexa sem nunca se torna complicada (algo que alguns autores consagrados do gênero parecem nunca conseguir diferenciar).

Por falar em coisas que livros de fantasia precisam entender, Sanderson dá uma aula de escrita: de forma fluida e cativante, ele constrói cenários de forma objetiva mas bem detalhadas, sem nunca se torna mirabolantes. Seus personagens são absolutamente são ímpares, multidimensionados, reais. Do maior ao menor, mesmo aqueles que poderiam cair no clichê são magistralmente construídos de forma que o/a leitor/a realmente se importa com seus destinos. (Eu gostaria de explorar melhor as facetas mas esse é um texto livro de spoilers e seria impossível abordar certas características sem entrar em detalhes da estória).

A cenas de ação e lutas merecem destaque pela sua agilidade narrativa combinada com uma precisa descrição das emoções dos personagens

envolvidos que, ao invés de desviar o foco, aumenta o interesse de quem está do lado de lá da página. O livro fascina pelos seus personagens bem construídos num universo místico mas absolutamente relacionável com esse que vivemos.

Minha única crítica negativa ao livro é a sinopse. Absolutamente rasa, e em alguns pontos incorreta, ela não atrai quem ainda não leu – eu mesma enrolei bastante a tocar nele, só o fazendo finalmente por indicação de uma amiga. Parece mesmo que quem elaborou o texto da contracapa não leu a obra. E deveria. Aliás, todo mundo deveria.

Titulo: O Império Final – Mistborn/Nascidos da Brumas #1
Autora: Brandon Sanderson
Editora: LeYa;
Gêneros: Fantasia, Horror e Ficção Científica
Série – Volume: 1
Número de páginas: 608 páginas
ISBN: 9788580448641
Ano: 2014

Resenha escrita por Ludmilla Fadel (@ludmilla_fadel)

Agradecemos pela sua visita! Se gostou desta notícia, compartilhe com alguém que goste e nos ajude a chegar em mais pessoas. Acompanhe mais conteúdos exclusivos da Poltrona Vip no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Últimas Notícias

Séries1 hora atrás

HBO Max anuncia desenvolvimento do spin off de “Cidade de Deus”

Com intuito de promover a cultura e dar voz aos talentos locais, a HBO Max anunciou nesta quarta-feira (30) a...

Premiações2 horas atrás

WME Awards by Music2! anuncia apresentações de Preta Gil, Luísa Sonza, Marina Sena, Gaby Amarantos e mais

A sexta edição do WME Awards by Music 2!, primeiro prêmio totalmente dedicado às mulheres do universo musical, anuncia a...

CCXP4 horas atrás

Chilli Beans leva produtos exclusivos e experiência imersiva para CCXP22

A Chilli Beans, maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, estará presente nos cinco dias da CCXP22, maior...

CCXP2 dias atrás

Tenoch Huerta, o “Pantera Negra: Wakanda Forever”, é confirmado na CCXP22

Tenoch Huerta foi confirmado nesta segunda-feira (28) na CCXP22. O mexicano de 41 anos interpreta o anti-herói Namor no filme...

Filmes2 dias atrás

Globo exibe “Medida Provisória”, com Tais Araújo e Alfred Enoch, no Tela Quente desta segunda

No mês da Consciência Negra, o premiado filme de Lázaro Ramos será exibido pela primeira vez na TV aberta

Shows2 dias atrás

The Weeknd anuncia shows no Rio de Janeiro e São Paulo em 2023

The Weeknd surpreendeu os fãs nesta segunda-feira (28) ao anunciar as datas em que passará pelo Brasil com a turnê...

Séries3 dias atrás

Audiência da Warner Channel cresce 88% com a exibição da sexta temporada de “Young Sheldon”

A série é sucesso entre o público de 18 a 34 anos, que colocou o canal em primeiro lugar na...

CCXP3 dias atrás

Universal Music Brasil anuncia Vitão, Carol Biazin, Bruno Martini e Big Up na CCXP22

A Universal Music Brasil vai invadir pela primeira vez a CCXP, o maior evento de cultura pop do mundo. A...

CCXP3 dias atrás

Globoplay confirma Sabrina Sato, Dani Calabresa e elenco de “As Five” na CCXP 22

O Globoplay revelou na última sexta-feira (25) que Alice Wegmann, Sabrina Sato, Dani Calabresa, Tony Tornado e outros grandes talentos...

Música3 dias atrás

Ludmilla anuncia “Navio Numanice” com três dias de festa

Após a edição histórica no Rio de Janeiro, Ludmilla anunciou na madrugada deste domingo (27) mais um grande projeto em...