Carlinhos Brown, Alice Braga e mais brasileiros são convidados a integrar a Academia do Oscar

Imagens: Gil Inoue e Bruno Poletti/Folhapress

A Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) anunciou quem foram os novos convidados a integrarem a Academia do Oscar. Entre os 928 nomes, um número recorde, estão os dos brasileiros Carlinhos Brown e Alice Braga. Caso aceitem o convite, eles terão direito a votar nas categorias relacionadas às suas especialidades na maior premiação do cinema.

Vale lembrar que ambos já receberam indicações direta ou indiretamente ao Oscar. Em 2012, Carlinhos Brown, juntamente com Sérgio Mendes, concorreu ao prêmio de Melhor Canção Original com a música “Real in Rio”, tema da animação “Rio”. Em 2004, o clássico “Cidade de Deus”, em que Alice Braga interpreta Angélica, recebeu indicações nas categorias Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

Além deles, mais seis brasileiros receberam a invitação. São eles as diretores Petra Costa, Maria Augusta Ramos e Helena Solberg, a produtora Vânia Catani, o curta-metragista Mauricio Osaki e o editor Felipe Lacerda. No ano passado, o ator Rodrigo Santoro, o diretor Kleber Mendonça Filho e o cineasta Walter Carvalho foram alguns dos brasileiros que passaram a integrar a academia.

Outros convidados conhecidos do grande público são a atriz Amy Schumer, o rapper Kendrick Lamar e a autora J.K. Rowling. Ao todo, 59 países poderão ter representantes na Academia do Oscar.

Depois de recorrentes críticas em relação a falta de diversidade de gênero, étnica e racial entre seus indicados, a academia pareceu querer reverter esse quadro: 49% dos convidados são mulheres e 38% não são brancos, números expressivos se comparados aos dos anos anteriores.