Connect with us

Listas

De Fernanda Montenegro a Viola Davis: 5 mulheres inspiradoras do cinema

Publicado

em

(Paulo Belote/TV Globo)

O Dia Internacional da Mulher é uma data que celebra todas as vivências e o poder feminino delas, que são inspiração para muitas outras e isso percorre gerações. Já o cinema leva para dentro da casa do público grandes nomes femininos, como Meryl Streep, Viola Davis e Fernanda Montenegro, e histórias que inspiram, emocionam e ensinam.

Pensando nisso, reunimos uma lista com cinco produções do cinema com algumas das mulheres mais incríveis da atualidade e que a cada trabalho esbanjam muito talento dando ao público obras inspiradoras e memoráveis.

1. Fernanda Montenegro em “Central do Brasil”

Lançado em 1998, “Central do Brasil” é um dos filmes mais memoráveis de Fernanda Montenegro e um clássico do cinema nacional. Com enorme sucesso, o longa chegou a ser indicado a dois Oscars, incluindo o de Melhor Atriz para Montenegro. Recentemente, a atriz Glenn Close, que também estava na categoria vencida na época por Gwyneth Paltrow, revelou que Montenegro merecia a estatueta.

“Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Após um incidente com uma de suas clientes, ela se sente responsável por Josué (Vinícius de Oliveira), filho da mulher. Juntos, eles acabam embarcando em uma divertida e sensível viagem pelo Brasil, em busca do pai do garoto.”

2. Meryl Streep em “A Escolha de Sofia”

Dona de uma carreira impecável, Meryl Streep é uma atriz reconhecida por muito e fonte de inspiração para gerações. “A Escolha de Sofia” é um dos maiores sucessos da atriz, que chegou a vencer o Oscar de Melhor Atriz pela atuação da personagem principal.

“Sofia Zawistowska (Meryl Streep) sobreviveu a um campo de concentração nazista e hoje vive nos EUA com o namorado Nathan. Com a chegada de Stingo, eles logo se tornam amigos, mas o passado da mulher volta para assombrá-los.”

3. Viola Davis em “Um Limite Entre Nós”

Viola Davis é uma das atrizes mais inpiradoras da atualidade. Em 2011, Davis já estava cansada de receber apenas papéis de empregada ou mães em luto pela morte dos filhos e criou a JuVee Productions, uma produtora para financiar os próprios projetos e mudar a representação de artistas pretos na indústria.

Um dos sucessos mais recentes da atriz, o filme “Um Limite Entre Nós”, chegou aos cinemas em 2016 e rendeu à Davis um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por uma atuação impecável.

“Nos anos 1950, Troy Maxson (Denzel Washington, que também dirigiu o longa) mora com a esposa Rose (Viola Davis) e seu filho mais novo. Levando uma vida frustrada por não ter se tornado jogador profissional de beisebol, tudo piora quando seu filho revela que deseja ser jogador de futebol americano.”

4. Octavia Spencer em “Histórias Cruzadas”

Octavia Spencer é sem dúvidas um dos grandes e mais versáteis nomes da indústria cinematográfica. Presente em produções que vão da comédia ao drama, a atriz entrega sempre a dose certa do que o personagem precisa e se destaca ganhando o púbico. Ao lado de Viola Davis, Spencer viveu o a personagem Minny no filme “Histórias Cruzadas” (2011), papel que lhe rendeu um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

“No Mississipi dos anos 60, uma jornalista (Emma Stone) escreve um livro contando as histórias de mulheres negras como Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer) e outras, que trabalham nos lares das famílias ricas, expondo como elas sofrem preconceitos ao mesmo tempo em que amam as crianças das quais cuidam.”

5. Sônia Braga em “Aquarius”

Brasileira e referência no cinema até fora do país, Sônia Braga é outro nome de peso nesta lista e inspiração para muitos atores e atrizes que buscam reconhecimento nacional, mas que não têm medo de expandir os horizontes e alcançar um espacinho no internacional. A atriz interpretou Clara no longa “Aquarius” (2016), filme que foi indicado ao Palma de Ouro no Festival de Cannes.

“Jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos adultos, Clara (Sonia Braga) vive há muitos anos em um antigo edifício na Praia da Boa Viagem. Querendo fazer do local um novo empreendimento, uma construtora tenta de todas as formas comprar o apartamento de Clara, que é a única moradora que se recusa a vender.”


Embora tenham uma data só dedicado a elas, o dia da mulher é todo dia. Por esse motivo, o Telecine resolveu homenageá-las com a cinelist “Mulheres Fazem Cinema”, onde o público poderá encontrar obras das mais diversas atrizes, diretoras e roteiristas. Além disso, assinando pelo link da Poltrona Vip os novos assinantes poderão ganhar 30 dias de Telecine grátis. Clique aqui e aproveite!

Trending