Anitta realizou neste sábado (17) o tão aguardado bloco de Carnaval no Rio de Janeiro e homenageou Mangueira no look. O enredo escolhido para inspirar o figurino foi o desfilado em 2023 pela escola de samba, intitulado As Áfricas que a Bahia canta.
“Estação Primeira de Mangueira! A escola de samba foi fundada em 1928, no bairro que leva o mesmo nome, na região norte do Rio de Janeiro. Verde e rosa são as cores oficiais da escola, que é a segunda maior vencedora do carnaval carioca e uma das poucas escolas de samba lideradas por uma mulher.”, escreveu a artista nas redes sociais.
“No último carnaval, a Mangueira desfilou com o tema ‘As Áfricas que a Bahia canta’. Uma homenagem aos ritmos musicais nascidos no Estado da Bahia com culturas africanas. Minha fantasia para esta manhã é baseada nisso.”, finalizou.
A escola levou para a avenida a construção das visões da cultura africana na Bahia, a partir da musicalidade. A Mangueira destacou ainda o protagonismo feminino, sobretudo de mulheres pretas, mães, deusas e rainhas, que lutaram contra o racismo e a intolerância.
Os figurinos temáticos para as apresentações de Carnaval já viraram uma tradição na carreira de Anitta e um momento muito aguardado pelos fãs. Para a folia deste ano, que levou a artista para todo o Brasil entre janeiro e fevereiro com o Ensaios, a cantora decidiu homenagear as escolas de samba e grandes desfiles.
A carioca, que já se inspirou em grandes personalidades femininas e animais em extinção nos anos anteriores, usou looks inspirados em Porto da Pedra, Grande Rio, Império Serrano, Mocidade Independente de Padre Miguel e outras. Após o look inspirado na Mangueira para o bloco no Rio, Anitta encerrou as homenagens com Paraíso do Tuiuti.