O Michael Jackson Video Vanguard Award é uma honra especial concedida durante o MTV Video Music Awards, reconhecendo artistas que fizeram contribuições significativas e de longa duração para a arte dos videoclipes. O prêmio é considerado uma das maiores honras no mundo dos videoclipes e já foi entregue a alguns dos maiores nomes da música.
Criado em 1984, na edição de estreia do VMAs, o prêmio deu para Os Beatles e o diretor Richard Lester a primeira estatueta do Video Vanguard Award por “essencialmente inventar o videoclipe”. David Bowie também recebeu o prêmio na mesma cerimônia. Dois anos depois, Madonna se tornou a primeira mulher a receber o prêmio.
Originalmente conhecido como Video Vanguard Award, o prêmio foi renomeado em 1991 para homenagear Michael Jackson, um dos artistas mais icônicos e influentes na história dos videoclipes. Michael é amplamente reconhecido por ter revolucionado a forma como os videoclipes eram produzidos e percebidos, especialmente com trabalhos inovadores como “Thriller”, “Beat It” e “Billie Jean”.
Como categoria especial da cerimônia, o troféu é um “moonman” banhado a ouro em vez dos prateados das outras categorias do VMA. Ao longo dos anos, diversos artistas receberam o prêmio, destacando sua influência e impacto duradouro na cultura musical e na arte dos videoclipes, como Shakira, Nicki Minaj, Missy Elliott, Jennifer Lopez, P!nk, Rihanna, Beyoncé e muitos outros.
Em 2024, Katy Perry será a artista que receberá o Vanguard Award na cerimônia que acontece em 11 de setembro. Com 143 milhões de singles vendidos e 27 bilhões de visualizações, números evidenciados pela própria premiação em vídeo de anúncio, Perry possui de oito videoclipes com mais de um bilhão de visualizações no Youtube, sendo “Roar” o mais visto de toda a carreira, com 4 bilhões.
Veja a performance de Shakira, a vencedora do Vanguard Award de 2023: