in

Festival do Rio 2024 anuncia selecionados da Midnight Movies

Como parte da  26ª edição do Festival do Rio , a Mostra Midnight Movies inclui filmes que celebram a diversidade de gêneros cinematográficos, e que buscam a experimentação estética e ampliam o alcance da linguagem. Na seleção deste ano, longas que passaram por alguns dos principais festivais mundiais como Sundance, Cannes e Berlim. 

Entre os títulos, destacam-se: “O Império” (“L’Empire”), novo longa de Bruno Dumont, vencedor do Urso de Prata com o prêmio do júri no Festival de Berlim, em 2024; e “Rainhas do Drama” (“Les Reines du Drame”), primeiro longa de Alexis Langlois, exibido na Semana da Crítica, em Cannes. Conta a história de um YouTuber que narra o destino meteórico de seu ídolo, a diva pop Mimi Madamour.

O documentário alemão “Baldiga – Coração Aberto” (“Baldiga – Unlocked Heart”), de Markus Stein, integrou a Mostra Panorama no Festival de Berlim. Retrata a vida do fotógrafo e artista  Jürgen Baldiga que, usando sua câmera, capturou com sensibilidade e autenticidade a cena queer de Berlim Ocidental nos anos 1980 e 1990.

A seleção inclui o longa norte-americano “O Crepúsculo do Pé Grande” (“Sasquatch Sunset”), do universo surrealista dos diretores David Zellner e Nathan Zellner. Com Jesse Eisenberg e Riley Keough, o longa já foi exibido este ano no Festival de Sundance e de Berlim, e a trama acompanha 1 ano na vida de uma família “Pés Grandes”.

Representando o Chile, “Os Hiperbóreos” (“Los Hiberboreos”), de Joaquín Cociña e Cristóbal León. Exibido na seção Paralela da Quinzena dos Cineastas, o longa retrata uma polêmica personalidade histórica, o escritor nazista Miguel Serrano. Do Reino Unido, “The Visitor”, de Bruce LaBruce, que integrou a mostra paralela Panorama no Festival de Berlim.

Três filmes brasileiros de gênero marcam presença na Midnight Movies: “No Nosso Sangue”, de Pedro Kos, com Bianca Comparato; “Abraço de Mãe”, filme da Netflix, dirigido por Cristian Ponce, estrelado por Marjorie Estiano; e “A Herança”, de João Cândido Zacharias.

Outros destaques internacionais

Festival do Rio também anunciou, neste domingo, um dos destaques da Mostra Panorama Mundial“The Seed of the Sacred Fig”, do cineasta iraniano Mohammad Rasoulof, que participou da competição oficial de Cannes 2024 e arrematou o Prêmio Especial do Júri. O filme também foi escolhido para representar a Alemanha na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional.

Festival do Rio já havia divulgado a exibição Hors Concours de “Emilia Pérez”dirigido por Jacques Audiard – como filme de abertura – e de “O Quarto Ao Lado”, novo filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar. Nove filmes completam a lista de destaques internacionais confirmados na programação deste ano:

  • A Traveler’s Needs, de Hong Sang-soo (Pandora Filmes)
  • All Shall be Well, de Ray Yeung (Encripta)
  • Canina, de Marielle Heller (Disney)
  • Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz (Vitrine Filmes)
  • Tempo Suspenso, de Olivier Assayas (Zeta Filmes)
  • The Girl with the Needle, de Magnus von Horn (MUBI)
  • The Outrun, de Nora Fingscheidt (Sony Pictures Brasil)
  • Todo Tempo que Temos, de John Crowley (Imagem Filmes)
  • Transamazonia, de Pia Marais

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos exclusivos no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro