in

Claudia Leitte anuncia novo álbum e revela detalhes do retorno aos palcos: “Doida pra voltar”

Imagem: Divulgação

Claudia Leitte reuniu a imprensa na sede do Twitter, em São Paulo, para contar todas as novidades da volta ao trabalho após licença maternidade. A cantora baiana lançou, no começo do mês “Bandera”, single trilíngue que é o carro chefe de um projeto homônimo. 

O “Bandera Project” é uma era concebida por Claudia há mais de 2 anos, quando a música começou a ganhar forma. Além do single, a artista estreia, no próximo dia 26, a “Bandera Tour” e, em dezembro, lança o “Bandera Move”, primeiro álbum em 5 anos. 

Gravado em três idiomas, o lançamento já desponta como uma aposta internacional promissora graças ao #BANDERAMOVE. A iniciativa é uma parceria de Claudia com a Zumba, um programa de dança fitness famoso mundialmente. Através do desafio, a música já foi executada em países como Índia, Vietnã, Rússia e Espanha

A coletiva é um dos primeiros compromissos públicos de Claudia quase dois meses depois de dar luz à Bela, a terceira filha. “A música e a maternidade são duas coisas que eu jamais posso deixar de ter pra me fazer feliz. Não dá pra comparar, mas eu preciso das duas coisas”, comentou a artista. 

Novo álbum

Matheus Queiroz

O sexto álbum da carreira de Claudia Leitte se chama “Bandera Move”. A ideia do título é trazer uma ambiguidade de idiomas: “move” pode ser lido como uma variação do verbo “mover” tanto em inglês quanto em português. 

Como o novo single, a expectativa é que o álbum também seja trilíngue. Claudia confirmou as participações de Joey Montana, cantor panamenho que acumula 1 bilhão de visualizações apenas com o hit “Picky”, e Xand Avião. O trabalho ainda conta com mais duas participações internacionais que estão em segredo. 

Com previsão de lançamento para dezembro, o novo disco marca o fim de um longo hiatus na carreira de Claudia. O último CD foi “Sette”, lançado em 2014. Desde então, a cantora lançou apenas singles esporadicamente, mas nunca escondeu ter um vasto material nacional e internacional guardado. “Agora, vou lançar um álbum porque eu sinto que é a hora de despejar essas músicas. Eu sinto que elas contam uma história que tem ser colocada agora pra todo mundo”, disse.

Dona de certificados de ouro e platina pelas vendagens físicas, “Bandera Move” é o primeiro álbum de Claudia em uma época totalmente voltada às plataformas de streaming. “Eu sou de uma geração anterior a essa que lança tudo no digital. O mercado tá diferente. Nessa transição, eu tive que me adaptar pra compreender o que tá acontecendo. Eu tive um momento de aprendizado muito grande, de analisar qual o meu jeito de trabalhar. Eu me redescobri dentro dessa nova situação”, revelou. 

Para promover o lead single do álbum, Claudia deve gravar o clipe de “Bandera” ainda na próxima semana. A demora, ela conta, se deu porque queria se sentir “mais ativa”. “Vai ser muito divertido e tem a ver com a letra da música”, adiantou. 

A nova turnê

Imagem: Matheus Queiroz

Conhecida por apresentar shows performáticos, Claudia Leitte se prepara para estrear a 14ª turnê da carreira. A “Bandera Tour” estreia no próximo dia 26 na Micareta Salvador, um dos primeiros eventos pré-carnaval da capital baiana. 

A logo da turnê traz uma oliveira repleta de bandeiras. A escolha da árvore, segundo Claudia, é devido à fertilidade: “Tem uma passagem que é muito recorrente na minha vida e que eu uso desde ‘As Máscaras’ que fala que você vai ser como árvore plantada junto a ribeiros de água. Independente da estação, você vai continuar com folhas lindas, mesmo que elas caiam, e dando frutos no momento certo. É uma metáfora muito profunda, muito maternal, mas eu me sinto como essa árvore”.

Já na estreia, Claudia anunciou que o público vai conferir todas as músicas do novo álbum “Bandera Move”: “Não tinha como não colocar as músicas novas ali. Eu sei que vão querer ouvir, mas as músicas são tão pra cima, esse disco é tão quente, que vai ter dança na hora, apesar de serem músicas novas”.  

Com repertório, figurinos e cênica completamente renovados, os atos do show serão divididos em estações. “Eu começo a me vislumbrar no palco: troca de roupa, cenário, as cores e, principalmente, a ordem das músicas. Essa ordem parte de uma redação com começo, meio e fim. É uma história que eu tô contando ali”, detalhou a performer. 

Apesar de manter em segredo os detalhes do espetáculo, Claudia afirmou que pretende sobrevoar o palco, como fez no Rock in Rio, em 2011: “O peito pesa, mas vou voar!”, brincou.

Bela

Claudia Leitte se divide entre os diversos projetos profissionais e os cuidados com Bela, que completa 2 meses no próximo dia 20. A estrela se derrete ao falar de recém-nascida: “Bela me fortaleceu muito. Eu senti que fiquei muito mais cheia de gás”

A volta à rotina atribulada, no entanto, não tem sido fácil. Nas reuniões virtuais com o staff, a cantora era sempre vista amamentando ou interrompendo os gritos dos filhos mais velhos. “O povo me vê sorrindo sempre, mas o negócio tá pesado lá atrás. Sou guerreira, mas eu preciso de gente”, afirmou Claudinha, que é acompanhada por uma numerosa equipe em seus compromissos profissionais. 

A terceira gestação também deixou a artista muito mais consciente do valor do discurso que propaga. Apesar de não querer ser vista como uma “reacionária”, ela afirma que sua bandeira é o amor: “Não existe a possibilidade de viver nesse mundo se você não tiver amor. Cada vez que a gente fala isso parece que vem uma coisa de ‘lá vem a Claudia Leitte falando de Deus, de amor de novo’. Parece que a gente tá sendo inconveniente. Mas é isso que me motiva a falar mais ainda”.

Quando teve Davi, em 2009, ela retornou em menos de um mês para o carnaval de Salvador. Com Rafael, em 2012, a curta pausa foi devido à estreia da primeira temporada do “The Voice Brasil”. Longe dos palcos há 4 meses, Claudia pôde viver a mais longa licença maternidade, mas garante já estar pronta para o retorno: “Na verdade, eu tô doida pra voltar. Eu sou mãe, mas sou cantora também e quero ir pra micareta. Eu tô vindo daquele jeito que vocês gostam, com força. E seminua”, brincou.

Escrita por Matheus Queiroz

Jornalista e amante de cultura pop.

Fresno estreia turnê “Alegria: Cancelada” este mês; saiba mais!

Urias lança EP com cinco faixas; ouça!