Connect with us

Entrevistas

Entrevista | Priscilla Alcantara lança EP e revela planos para nova era; confira!

Projeto conta com colaboração especial de Lucas Silveira

Publicado

em

Foto: Rodolfo Magalhaes

Depois de presentear os fãs com o single “Tem Dias”, Priscilla Alcantara surpreende novamente com o lançamento de um EP especial, que tem o papel de introduzir ainda mais a artista no mundo pop. O “Tem Dias (Expansão)” conta com quatro músicas, sendo duas já conhecidas pelo público e uma colaboração especial com o cantor Lucas Silveira, que também assina a produção do projeto.

“Foi uma loucura! Assim, eu conheci o Lucas um pouco antes da pandemia e dias depois a gente já definiu que a gente ia produzir um álbum juntos. E aí entrou a pandemia, não dava para ir em estúdio, não dava pra se encontrar e a gente decidiu produzir de forma remota. Ele produziu as bases na casa dele e eu gravando os meus vocais do estúdio improvisado que eu fiz no meu closet. É uma loucura!”, contou a artista sobre a produção do “Tem Dias (Expansão)”.

Produção em meio a pandemia

Priscilla nos últimos lançamentos da carreira produções bastante íntimas e importantes para a carreira, como o disco “O Final da História de uma Linda Bagunça” e a faixa “Vou Voar”, que faz parte da trilha sonora do filme “A Caminho da Lua”, da Netflix.

Sobre o intervalo entre os antigos projetos e a nova fase em meio a pandemia, Alcantara comenta que o período serviu para readaptar e redefinir pontos na carreira. “A impressão que eu tenho é que tudo aconteceu assim há muito tempo atrás porque eu acho que foi tudo muito intenso, eu sou uma pessoa muito intensa, vivo tudo muito intensamente. Então, parece que dois anos para mim é tipo dez, mas foi muito bom esse tempo de intervalo e eu vivi muita coisa. A gente entrou no contexto de pandemia, que já intensificou ainda mais as coisas, mudou totalmente os nossos planos, né? Então, a gente teve que se readaptar e foi um momento onde eu redefini muita coisa do que eu faria a partir de então. Foi aí que eu decidi parar um projeto que já estava em andamento para dar início a esse que vocês estão começando a receber agora, foi onde eu decidi fazer minha transição. Aconteceu muita coisa assim. Inclusive, até do começo do ano para cá que foi quando as coisas começaram a ficar mais certas assim pra onde eu ia mais definidas parece também que já passou muito tempo, mas a gente só tá começando então realmente eu experimentei muita coisa e chegamos até aqui.”, disse.

Durante o período de produção do EP, muitos foram dos desafios impostos para Priscilla, que teve que gravar de casa em um estúdio improvisado. A cantora conta que mesmo com todos os desafios o trabalho fez com que descobrisse um novo talento dentro da música, o de produtora vocal, e também que colaborasse para uma evolução pessoal e artístico bem grande.

“Me descobri produtora vocal também, que o Lucas confiou em mim para eu fazer a produção e essa é a primeira vez que eu faço isso. Descobri que além de ser boa eu amo. (risos) Modéstia parte eu mandei muito bem e eu descobri que eu amo muito a produção vocal. Eu evoluí como artista eu não sei nem te dizer como porque eu só tinha eu. Eu tive que fazer isso acontecer porque eu não tinha como contar com técnico de áudio, eu só contava com as observações e as direções do Lucas, mas eu tive que fazer isso acontecer e nossa eu cresci demais. E eu tive que lidar também com bloqueios criativos durante a pandemia, eu acho que tudo artista sofreu bastante e eu precisava terminar de escrever algumas músicas, mas no final deu tudo certo. Então, foi o processo muito desafiador, diferente por que foi produzido de uma forma que eu nunca fiz, mas também que acompanhou muito meu crescimento pessoal, a minha vida pessoal andou junto com essa minha vida artística que o artista não consegue separar muito, né. Mas, enfim, e foi muito louco porque enquanto eu amadureci eu passei por situações complicadas pessoalmente eu tinha que produzir arte. Então, vem de um lugar de muita muita verdade, de muita realidade e no final das contas só orgulho. Esse álbum ele é muito bom, de verdade. Não é porque é meu. Se fosse de outro artista, eu acho que eu ia com certeza ouvir e dar o mesmo elogio. E isso graças a essa parceria maravilhosa com o Lucas e com outras pessoas que estiveram envolvidas. Trabalhar com gente genial é uma delícia e foi maravilhoso.”, detalha.

Críticas e respeito à própria identidade 

Um grande nome do cenário gospel e agora mergulhando de vez em sonoridades mais pop, Priscilla não se abala com os comentários que não agregam, se mantém focada no que acredita e na própria música. “Ah, meu anjo, várias, né. Isso aí tem coisa que não muda, faz parte!”, disse a cantora quando questionamos se já recebeu críticas depois que assumiu a nova fase da carreira.

“Nunca ninguém pode esperar nada muito normal de mim. Eu acho que as pessoas já deveriam ter se acostumado com isso já faz um tempo, né?! Todo mundo sabe que eu realmente não pretendo ser o que o padrão me obriga ser, o que o tradicional me obriga ser. Eu quero ser quem eu nasci para ser e a minha identidade é em desbravar coisas. Talvez em determinados momentos não ser tão compreendida, mas nem por isso eu deixo de fazer o que eu sei que eu tenho que fazer e eu parto sempre dessa perspectiva de saber quem eu sou, de saber qual é o meu propósito e seguir adiante independente de quantas pessoas vão estar comigo.”, contou Priscilla. “O que importa é que eu seja fiel às minhas convicções, mantenha elas seguras e que eu também mantenha as minhas raízes. Eu sou muito amada pelas pessoas que me rodeiam e bem preparada por elas também. Todas essas oposições que aparecem no caminho elas fazem parte da trajetória de todo mundo, acho que todo mundo vai encontrar algum tipo de oposição na vida, mas o que importa é que a gente realmente persista naquilo que a gente tem certeza e eu tenho muita certeza do que eu tenho feito e das escolhas que eu tenho tomado.”, diz Priscilla.

Tracklist

Em 2020, Priscilla já havia dado sinais de que estaria preparando algo completamente novo com o lançamento do single “Correntes”. A faixa foi escolhida para fechar o EP e conta com uma composição que define bem como a artista irá caminhar de agora em diante. “Sugiro que juntem-se a mim, pois não vão me parar”, canta.

Priscilla explica que no momento em que “Correntes” foi lançada haviam muitas coisas incertas e a ideia de realizar essa mudança existia apenas na própria cabeça. “Tinha muita coisa incerta em ‘Correntes’ ainda. A ideia de fazer a transição ela só tava na minha cabeça, mas eu ainda não tinha verbalizado para gravadora, eu só estava sinalizando ali em ‘Correntes’. Aí as coisas começaram a andar, a acontecer, a serem definidas, eu comecei a trazer as pessoas que trabalham comigo para dentro dessa ideia e a galera foi comprando, foi caminhando junto comigo e aí oficializamos. E é por isso que ‘Tem dias’ é a oficialização dessa virada de chave e não ‘Correntes’, mas ‘Correntes’ sempre foi uma música do álbum. Então, por isso que ela entra também nesse EP”, disse. 

Além de “Tem Dias” e “Correntes”, o EP conta ainda com as inéditas “Boyzinho” e a parceria com Lucas Silveira, “Eu Não Sou Pra Você”, que não só reforçam a sonoridade nova da artista, mas também apresentam aos fãs as composições mais românticas da artista. “Eles [os fãs] vão gostar dessa eu tô achando, viu?”, já diz Priscilla sobre “Boyzinho”. “‘Eu Não Sou Para Você’ é fato que essa música vai ganhar o coração das pessoas porque quem nunca teve um coração partido?! Então, essa música já é sucesso, assim, na certa. Já vai ganhar o coração de todo mundo. ‘Boyzinho’ tem aquela coisa mais romântica e também tem a novidade de Priscilla Alcantara cantando uma música chamada ‘Boyzinha’ que já é novidade o suficiente, já é loucura, universo paralelo. Então, já vai também chamar atenção. São duas faixas que eu gosto muito. Eu sempre adorei ‘Boyzinho’ sempre amei essa colaboração com o Lucas. São duas músicas de muita personalidade. Eu acho que ‘Boyzinho’ ela tem o nome popular, um refrão popular, mas ela tem muita musicalidade madura, sabe?! Eu acho esse contraste muito legal. Ao mesmo tempo que você vê um nome meio bobo, você vê uma música madura, sabe? Eu adoro isso. E ‘Eu Não Sou Para Você’ é a música que mais me impacta do álbum por que ela tem uma força que você não consegue explicar. Não sei… Essa música me traz sensações que eu não sei não se explicar de bom assim ela tem uma vida muito grandiosa.”, explica.

“Eu tô muito ansiosa as pessoas ouvirem essas duas faixas porque elas mostram um outro lado meu que eu nunca mostrei, que são as minhas composições românticas, e elas norteiam, né, um pouco melhor esse projeto, além das minhas músicas introspectivas, como “Tem Dias”, que a galera está mais acostumada e agora tem um outro lado meu e eu quero muito mesmo me revelar mesmo como uma artista e mostrar coisas que elas ainda não viram de mim.”, finaliza Priscilla bastante animada. 

Aprendiz do Pop e Estratégia 

Um passo importante pede uma estratégia a altura e a cantora aguçou a curiosidade dos fãs com vídeos onde se intitulava a #AprendizDoPop. Os dois vídeos lançados foram um verdadeiro sucesso nas redes sociais e prepararam o público para o lançamento do single “Tem Dias”.  

“Foi muito legal! A gente quis fazer assim por que eu sabia que essa transição podia ser um meio pesada dependendo da forma que a gente tentasse ela, de gerar muita discussão, você sabe como na internet a galera é inflamada. Eu não queria perder o foco e nem que as pessoas focassem nessas discussões tolas sem pé nem cabeça. E aí eu falei ‘Cara, vamos fazer isso de uma forma honesta com público e divertida por que a gente tira a atenção dessa transição e torna algo leve. A gente aponta para onde a gente quer que as pessoas foquem’.”, contou Priscilla, que completou dizendo que trabalhou isso também com os fãs para que eles não entrassem em discussões desnecessárias. 

“Foi uma forma mais mais leve de tratar essa questão e também didática, mas é por que eu acho que clareza é gentileza. Então, eu sempre fiz questão de dialogar muito sobre esses tabus, arte e espiritualidade, sempre faço questão de antes de tomar uma atitude falar com as pessoas sobre. Eu fiz isso durante os últimos cinco anos e aí eu quis também fazer novamente de uma forma mais didática e muito honesta por que a gente contou a história como ela realmente foi. Eu literalmente me ofereci para o mainstreaming e o mainstreaming me abraçou. Eu não sabia se iam topar a minha ideia tipo nunca ninguém fez isso então eu não sabia se ia dar certo e deu então eu contei a história real contei a história real conversando ele com as minhas amigas que já são do cenário e foi super divertido porque eu sabia que os meus fãs eu adorar eles merecem algo legal eu quero muito trazer eles para esse momento de uma forma leve eu não quero que eles fiquem gastando tempo com discussões rebatendo isso é tão desnecessário isso só alimenta algo que não frutifica em nada então eu quis ocupá-los com conteúdo legal”, completou.

Parceria com Gloria Groove e Iza?

No segundo vídeo da #AprendizDoPop, Priscilla conversa em uma videochamada com IZA e Gloria Groove, que dão algumas dicas para essa nova fase da artista. Rapidamente, os fãs cogitaram que as artistas estariam no próximo disco da cantora. Embora o novo disco não conte com parcerias com duas grandes vozes do pop e amigas pessoais de Priscilla, a cantora afirma que é uma colaboração que pode acontecer em um outro momento. 

“Acho que sim, acho que sim. A Iza e a Glória são pessoas maravilhosas que eu tenho a honra de chamar de amigas. Elas só não estão nesse álbum, que essa era a dúvida da galera, né, se elas estavam nesse álbum ou não. São outras colaborações que eu tenho nesse álbum, mas colaborações com elas é algo que a gente sempre conversa, a gente sempre joga na roda ali uma pra outra, então eu acredito que sejam colaborações que a galera pode ter em breve, depois que eu lançar esse álbum. São coisas que podem se tornar reais sim.”

Disco pronto e novo single à vista

Além do lançamento do EP, a cantora ainda prepara mais novidades para os fãs nos próximos meses e revela que haverão performances acústicas. “Vai ter ainda mais coisas pela frente. A gente tá fazendo uma apresentação assim, sabe? Então, a gente vai ter mais singles antes de lançar o álbum completo e esses singles todos vão ter videoclipe, tem versões acústicas também de várias […] Meus fãs gostam muito das versões acústicas e eu também adoro. Dá pra explorar bastante vocal, enfim a gente também tem esse lado B aí do projeto, que é uma coisa mais intimista super lindo que ficou.”, contou Priscilla, que está ansiosa para cantar as músicas em shows. “E bom, assim que possível, assim que a gente estiver num cenário seguro, começar a preparar minha turnê porque eu não vejo a hora de ver esse álbum ao vivo, com a minha banda, com os meninos todos maravilhosos. Essa é a coisa que eu mais tô ansiosa. Esse é o grande plano assim que possível.”, diz.

Sobre o lançamento do disco inteiro, Priscilla conta que ainda não há nada muito definido e que irá esperar para ver a reação do público. “É um momento importante pra eu me apresentar e me posicionar dentro do mercado. Então, é legal esse tipo de de apresentação que dá pra gente dividir mesmo o projeto em algumas partes e fazer com que a galera dê um pouco mais de atenção aqui, ali. Isso é legal pra me posicionar nesse cenário agora que eu tô entrando. Mas a gente também tá deixando muito muito em aberto porque como é algo novo a gente deixou 50% dependendo da reação do público sabe acho que isso é muito interessante. Então, o projeto tem o álbum que está pronto tem muita coisa adiantada, mas a gente tá trabalhando muito com a resposta do público. Por isso o formato final de como a gente vai lançar a gente tá deixando um pouco em aberto a gente começou com esse primeiro EP já tem aí um próximo single engatilhado e aí os próximos passos a gente vai vendo junto com o público”, revela.

E aí, gostou desta notícia? Acompanhe outros conteúdos exclusivos no Twitter e Instagram! Além disso, a Poltrona Vip também está no Facebook. Curta nossa página para não perder nada!  

Para informar qualquer erro ou falar com a gente por outro motivo, mande email para [email protected]. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui.

Trending