Game XP | Confira tudo o que rolou nos quatro dias do maior game park do mundo

O Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, recebeu neste fim de semana o evento considerado o primeiro Game Park do mundo, a Game XP. O evento, que contava com um universo repleto de entretenimento e experiências tecnológicas, iniciou no dia 6 de setembro e teve seu encerramento no último domingo, 9. A Game XP 2018, que nasceu no Rock in Rio 2017 e ganhou vida própria este ano, reuniu 95 mil pessoas durante quatro dias.

O evento reafirmou a capacidade do Rio de Janeiro em receber grandes eventos com a apresentação do primeiro game parque do mundo. Com um clima alegre e uma energia muito boa durante todos os dias de evento, a atração que fez sua estreia solo após o Rock In Rio, demonstrou a força que tem. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgada neste domingo pelo Ministério da Cultura (MinC) apontou um impacto econômico da Game XP de R$ 53,9 milhões para o Brasil. Ou seja, sucesso!

Confira abaixo os destaques desse super evento:

QUINTA, 6 DE SETEMBRO:

A Oi Game Arena contou com a disputa da primeira semifinal de CS:GO Feminino e o primeiro campeonato oficial de Mário Kart 8 Deluxe do Brasil. O público também pôde acompanhar a vitória da equipe Bootkamp Gaming contra as jogadoras da Não Tem Como (NTC), transmitida na maior tela de games do mundo, com 1500m2.

Na GamePlay, onde estiveram as principais empresas de videogame do mundo como a Playstation, Nintendo e Ubisoft, a movimentação do público foi grande o dia inteiro. Os gamers puderam experimentar com exclusividade jogos como o novo Spider-Man, lançado pela Playstation na última sexta-feira (7). Também rolou no espaço as qualificatórias de Ubisoft Rainbow 6 Siege Feminino, além de um estande com o clássico Mário Kart e um labirinto gigante que levou a experiência de Pac Man para a vida real.

Uma das atrações mais disputadas na Inova Arena foi a NBA Fan Zone, que atraiu dezenas de fãs para participar de desafios na quadra interativa de LED, presente no Brasil pela primeira vez. Enquanto isso, o espaço da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, apresentou ao público importantes tecnologias utilizadas pela indústria de uma forma lúdica. A atração promovida pela Estácio também despertou a curiosidade dos visitantes. O local também recebeu uma programação variada de palestras interativas. Uma delas, sobre “Esporte e Inovação”, convidou atletas olímpicos para demonstrar como a tecnologia auxilia na performance de treinos e prevenção lesões. Outro grande destaque foi o bate-papo sobre “Mulheres Desenvolvedoras”. Nele, as participantes abordaram temas como conquistas do mercado e desafios para os próximos anos.

A Experience Bay fez a alegria de crianças e adultos com dez atrações incríveis, que colocaram o público como personagem principal. Anexo ao Experience Bay, o Beer Garden, proporcionou aos visitantes, momentos de descontração, com opções diversas de food trucks e cervejas especiais.

SEXTA, 7 DE SETEMBRO:

Na Oi Game Arena aconteceu a final do Torneio Universitário Sul-americano de League of Legends, disputada em três fases por equipes do Brasil, da Colômbia e do Peru. As partidas agitaram o público, que vibrou a cada jogada. Também jogaram pelo título os times finalistas do circuito feminino de Rainbow Six.

A Inova Arena também recebeu um grande número de gamers e entusiastas. Dentre os destaques, a atração Hyperloop movimentou o espaço da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI e chamou a atenção de jovens e adultos. O presidente da Hyperloop Transportation Technology, Bibop Gresta, passou pelo palco da arena para conversar com o público sobre a atração. O estande da Estácio e Time Brasil recebeu uma batalha de robôs que simulava uma luta de sumô. Os robôs, criados por alunos e professores dos cursos de engenharia, divertiram o público. Uma nova batalha acontecerá no domingo (18). A Oi também marcou presença na arena para falar sobre Smart Cities e de como a tecnologia pode ser usada a favor das cidades inteligentes, em painel apresentado por Mauro Fukuda, diretor de Tecnologia da empresa. Usando exemplos de cidades como Santander, na Espanha, o painel abordou de que modo a tecnologia transforma de maneira inteligente a segurança, infraestrutura, mobilidade urbana e o meio ambiente dessas cidades.

O palco Inova Stage, recebeu grandes nomes dos mercados de tecnologia, games e entretenimento, nacionais e internacionais, que subiram ao palco para apresentar desafios e soluções tecnológicas para o futuro. Na palestra sobre ‘Experiência e inovação no maior festival de música do mundo’, o CEO do Rock in Rio, Luis Justo, explicou a partir de vídeos ilustrativos, como a tecnologia ajuda a promover experiências transformadoras. Também como parte da programação, o empreendedor social Rodrigo Baggio, fundador da organização social Recode, destacou como os jovens podem usar as novas tecnologias para transformar suas vidas e a realidade de suas comunidades. Acesso à informação e inclusão foram pilares do Stage, onde todas as palestras foram traduzidas em libras. Para Baggio, um empreendedor social que dedica sua vida a disseminar a tecnologia entre os jovens e os empodera a partir de vasto conhecimento no setor, “a gamificação é um caminho necessário para dar protagonismo aos jovens e gerar interesse na busca permanente por conhecimento”.

SÁBADO, 8 DE SETEMBRO:

A Oi Game Arena foi palco das finais do circuito feminino de CS:GO, da etapa Rio do Just Dance Tour e das finais do sul-americano de Injustice – top 8 Console. A equipe de CS:GO Optic Gaming saiu vencedora dos dois mapas a zero sobre a BootkampJá na etapa Rio de Just Dance, que valia uma vaga para a final nacional que acontecerá em dezembro, em São Paulo, teve como vencedor o gamer Guilherme Ennes.

Na Inova Arena o dia foi de muita tecnologia, jogos interativos e palestras diferenciadas. No estande da TV Globo, o Mentorama deixou o público extasiado por propor uma corrida de kart com o poder da mente. Inova Stage recebeu o casal de youtubers, Gusta Stockler e Alessandra Prado, participou junto ao jornalista e apresentador, Tiago Leifert, de um bate-papo animado, sobre temas contemporâneos, como aplicativos de relacionamento, namoro pela internet e cuidados com exposição nas redes sociais, entre outros assuntos.

Outro grande destaque foi a apresentação do projeto Game XP Innovator, que oferecia inovação, empreendedorismo e tecnologia para alunos e professores dentro das escolas. Participaram do encontro Luis Justo, CEO Rock in Rio, Pierre Mantovani, CEO & Partner do Omelete Group, Rodrigo Vicentini, CEO da NBA Brasil, Francisco Santos, representante do Rock in Rio Innovation Week, Marco Carvalho, CEO e cofundador da Immplay, Carlos Tunes e Jeni Shi da IBM Watson, Daniel Moczydlower, VP de tecnologia da Embraer, André Bello, da Singularity University Brazil Summit, e Guto Ferreira, Presidente da ABDI.

Na Experience Bay, o espaço Geek Lab, atraiu centenas de fãs no evento. Três totens interativos com sete paisagens diferentes possibilitaram o público registrar a energia de fazer parte do festival. O evento contou com a presença de cosplayers, que chamou a atenção de todos os visitantes que paravam para fotos com Homem Aranha, Super Homem, Capitão América, Mario Kart, além das princesas da Disney, como a Merida e a Tiana, entre outros.

DOMINGO, 09 DE SETEMBRO:

A Oi Game Arena recebeu as finais do brasileirão Rainbow Six, que foi disputado no formato melhor de três mapas. O torneio trouxe as disputas preliminares e a grande final, para a qual o público lotou o espaço até o fim das partidas. A primeira batalha rolou entre as equipes Yeah! Gaming e o Team One, com vitória do primeiro por 2 a 0. Logo depois, a Yeah! Gaming disputou a vaga na final contra a Black Dragons. O time da Black Dragons venceu e avançou para a grande final, para enfrentar a equipe Faze Clan, que já era finalista por ter conquistado o primeiro lugar na fase inicial do torneio.

Ao som dos bastões dos torcedores da Black Dragons, teve início o duelo com a Faze Clan pelo título Brasileiro de Rainbow Six. A disputa seguiu apertada até o 6º round, com jogo empatado. Mas as grandes jogadas dos players Cameram4n e Gohan garantiram a Faze Clan o primeiro mapa por 6 a 4.

Agora de escolha da Black Dragons, foi o Consulado. Com os operadores Glass, Termite Valkyrie e Vigil banidos, o jogo recomeçou. No meio do round esta equipe abriu 3 a 1, fazendo o público voltar a agitar seus bastões efusivamente. Com o apoio de sua torcida, a Black Dragons não se deixou abater pelo resultado do primeiro mapa e venceu facilmente por 6 a 2, levando a final para o terceiro round e expectadores a loucura.

Com Lion, Ying, Mira, Jagger banidos, o jogo na Fronteira (mapa determinado) começou com um 1 a 0 pra Dragons com um Double kill do Kamikaze. A comunicação e rotação bem executadas garantiram a Faze a virada do jogo e a ampliação da vantagem para 3 a 1. Com a Black Dragons na defesa a Faze cresceu ainda mais na reta final, tornando se bi-campeão do Brasileirão Rainbow 6. 

Na Experience Bay, a arena Rainbown Six: Siege também foi destaque. Sucesso entre os visitantes, o cenário em tamanho real inspirado no jogo reuniu pessoas de todas as idades, que se divertiram como protagonistas nessa arena. Os visitantes também tiveram a oportunidade de experimentar na prática os desafios de jogos como Pro Evolution Soccer, Spiderman Challenge, Clash Royale King Size, entre outros.

Na Inova Arena o dia foi marcado por encontros especiais e muita energia boa. O Estande da Kitlivre, empresa que desenvolve soluções em mobilidade, promoveu a inclusão, diversidade e despertou a atenção do público. Por meio de realidade virtual, os participantes foram convidados a um desafio: participar de uma competição em um triciclo motorizado para cadeirantes. O espaço Inova Stage recebeu o empresário, Ricardo Chantilly, e o fundador do Afroreggae, José Júnior, para falar sobre o Afrogames, o primeiro Centro de Formação de Jogadores de E-sports em favelas do mundo. O espaço The Last Squad – Ultimate VR Experience desenvolvido pela empresa Arkave, convidou o público a conhecer um novo formato de entretenimento voltado para experiências multiplayer totalmente imersivas. Em espaços individuais de 28m², os jogadores puderam se movimentar livremente usando todo o corpo para jogar e se divertir. O espaço NBA Fan Zone desafiou os visitantes em uma quadra com tecnologia de ponta apresentada pela primeira vez no Brasil pela NBA  por onde passaram atletas profissionais, como Marquinhos, Balbi, Nesbitt e Olivinha (Flamengo), Duda Machado (Vasco da Gama), Cauê Borges (Botafogo) e Tiago Brant (Niterói) – que disputaram um torneio de videogame no NBA2K19, jogo que teve o seu lançamento mundial nesta Game XP. O público pode, durante os quatro dias de evento, jogar nesta quadra, experimentar o game, ver a exposição de camisas de “Lendas”, e ainda tirar fotos com o Troféu Larry O´Brien.

Na Game Play Arena, o concurso de cosplays foi a principal atração do dia. Dez pares de personagens – já selecionados em votação online pelo público – tiveram seus figurinos, performances e inventividade avaliados por sete jurados durante as apresentações. Criatividade não faltou ao par que representou os personagens Rainha Vermelha e Alice, do jogo Madness Returns, que foi o grande vencedor. A participante, que encarnou a personagem Alice, completa 20 anos dedicado ao universo dos cosplays. A jornalista Nathasha Ferreira, 31 anos, foi a Rainha Vermelha, e é a atual bicampeã do concurso de cosplays da Game XP. Ela conquistou o título na edição de 2017 do evento com a personagem Sora, do jogo Kingdom Hearts 2.30