“Medida Provisória” recebeu, nesta quarta-feira (16), trailer oficial divulgado pela Globo Filmes e data de estreia para dia 14 de abril. O longa é o primeiro trabalho de direção de Lázaro Ramos e teve sua estreia adiada devido a problemas com a análise da Ancine.
A produção cinematográfica conta com os atores renomados como Alfred Enoch, de “How to Get Away With Murder”, Seu Jorge e Taís Araújo, os quais interpretam um advogado, um jornalista e uma médica, respectivamente. Os personagens se revoltam contra ao governo brasileiro, que decreta uma ordem a qual obriga os cidadãos negros a retornarem à África para reparar a escravidão e, assim, decidem começar um movimento pelo direito de permanência no país.
“Medida Provisória” aborda questões sociais, misturando humor e drama. “É uma distopia assim como tantas outras do audiovisual, entre elas ‘The Handmaid’s Tale’ e “Black Mirror’. É um texto que veio do teatro, em 2011, pensando num futuro impossível de acontecer. Infelizmente de lá pra cá muito se assemelha a pontos da história contemporânea e, aí, a ficção, mais uma vez, se confunde com a realidade.”, comentou Lázaro.
A estreia foi adiada por conta de adversidades enfrentadas no processo burocrático com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). A assessoria da produção afirmou que o órgão não respondia o contato da produtora, então, não havia previsão de quando o filme chegaria aos cinemas brasileiros e apenas agora houve a confirmação da data de estreia.