MADONNA 60 ANOS | A rainha do pop em números

Madonna em performance da música "Love Spent", durante a "The MDNA Tour"

Madonna completou 60 anos ontem (16) e as celebrações do legado da maior artista do gênero seguem ao redor do mundo. Os 35 anos de carreira são marcados por quebras de recordes e grandes números, que justificam e reafirmam o título de rainha do pop. Na segunda parte do nosso especial, o Poltrona Vip destaca os números mais expressivos da trajetória de Madonna.

+ MADONNA 60 ANOS | os 15 maiores videoclipes de uma lenda viva

1: Em agosto, a Billboard completou 60 anos e divulgou uma lista com as maiores artistas femininas. O ranking foi feito com base nos charts monitorados pela revista desde 1958. Madonna ocupou a posição nº 1 e dividiu o pódio com Mariah Carey e Janet Jackson.

3: Em 1985, a cantora passou a utilizar crucifixos como acessórios porque tinha “um homem pelado nele”. Transgressora e contestadora, ela buscava questionar a influência nem sempre positiva que o catolicismo e suas vertentes exerciam sobre as pessoas. Desde então, ela protagonizou uma série de eventos controversos com a Igreja Católica. Isso resultou em três excomunhões da cantora por parte do Vaticano.

6: Madonna é mãe de seis filhos. Rocco e Lourdes Maria foram gerados pela cantora. David, Mercy, Estere e Stelle encontraram a mãe graças ao projeto “Raising Malawi”, que será mencionado mais à frente. A carreira de David, inclusive, foi uma das principais razões para a estrela se mudar para Lisboa. Ele treina futebol pelo time juvenil do Benfica.

7: Mesmo com o massivo sucesso comercial, Madonna sempre pareceu ser ignorada pelo Grammy Awards. Apesar de ser uma das maiores artistas dos anos 80, ela foi indicada apenas três vezes nesta década. A primeira vitória veio apenas em 1992 com o registro da “Blond Ambition World Tour”. Madonna faturou o Grammy sete vezes ao longo da carreira.

13: Madonna nasceu nos Estados Unidos, mas a Inglaterra foi sua casa por muito tempo. Inclusive, ela começou a desenvolver um sotaque britânico que chegou a ser motivo de chacota. Mas lá, a cantora preserva um recorde significativo: artista feminina que colocou mais músicas em #1 na UK Singles Charts. Ela teve 13 músicas no topo do chart.

38: Uma das maiores hitmakers da história, Madonna colocou 38 músicas no top 10 da Billboard Hot 100, o que faz dela a artista recordista dessa categoria. Dentre essas músicas, 12 delas atingiram o topo do chart.

292: Apesar de existir um desencontro de informações quanto a esse dado, a quantidade de prêmios que Madonna levou é muito expressiva. Segundo lista divulgada pela FuseTV, a americana é a 12ª artista mais premiada da história. Entre 7 Grammys, 21 VMAs e 2 Globos de Ouro, especula-se que ela já tenha faturado 292 prêmios.

300.000: Sempre engajada em causas sociais, Madonna pediu de presente de aniversário esse ano doações para sua iniciativa “Raising Malawi”, que dá suporte a crianças orfãs e em situação de vulnerabilidade no país. Ela colocou como meta 300 mil dólares e o valor quase foi alcançado. Ao longo da vida, Madonna ajudou a arrecadar milhões para diversas causas.

12.000.000: Que Madonna é uma das artistas que mais faturam com turnê não é novidade. Mas ela também realizou o show feminino que mais arrecadou com bilheteria na história. O concerto que ela fez na Finlândia, em 2009, teve lucro superior a 12 milhões de dólares.

23.000.000: Em 1986, Madonna lançou seu terceiro álbum de estúdio, “True Blue”. Com os hits memoráveis “Papa Don’t Preach” e “La Isla Bonita”, o CD vendeu 23 milhões de cópias e se tornou o disco de inéditas mais vendido da cantora. De inéditas! Porque as vendagens da coletânea “The Immaculate Collection”, lançada em 1990, chegaram às 28 milhões de cópias.

335.000.000: Em 2015, Madonna foi reconhecida oficialmente pelo Guiness Book, o livro dos recordes, como a artista feminina que mais vendeu na história. Entre CDs, singles e cópias digitais, a publicação afirma que as vendagens da cantora ultrapassam as 335 milhões de cópias.

408.000.000: Madonna é dona da primeira e da segunda turnê feminina mais lucrativa da história. A “Sticky & Sweet Tour” arrecadou 408 milhões de dólares entre 2008 e 2009 e a “The MDNA Tour”, de 2012, 305 milhões. Ambos as turnês vieram ao Brasil.

590.000.000: Segundo publicação da Forbes em junho deste ano, Madonna é a 26ª mulher mais rica dos Estados Unidos. Sua fortuna está avaliada em 590 milhões de dólares.

600.000.000: Além de ícone da música, Madonna tem uma filmografia de destaque. Ela já estrelou filmes de sucessos, como “Who’s That Girl”, “Dick Tracy” e “Truth or Dare”. Entre obras em que participou como atriz, produtora ou diretora, a arrecadação de bilheteria supera os 600 milhões de dólares apenas nos Estados Unidos.

881.000.000: Madonna surgiu na era do LP e acompanhou a transição para a era dos CDs. Ela está diante de mais uma revolução da indústria: é a vez das plataformas de streaming. E mesmo sendo uma artista com 35 anos de carreira, ela se sai muito bem no YouTube. Só os vídeos do canal oficial acumulam, até o fechamento da matéria, 881 milhões de visualizações.

+